CENÁRIO POLÍTICO DO RN SEM NOVAS LIDERANÇAS


 A situação da classe política do Rio Grande do Norte é de total desolamento. Após a prisão de Henrique Alves, o todo poderoso da política local, uma reflexão cabe neste momento. Quem são as lideranças políticas do Rio Grande do Norte ?

Os velhos nomes conhecidos no cenário político ainda buscam continuar na ativa, o que dificulta a renovação de nomes.

HENRIQUE EDUARDO LYRA ALVES


Deputado Federal durante 44 anos, tentou chegar ao Governo do Estado em 2014 mas foi derrotado por Robinson Faria. Henrique já é considerado carta fora do baralho no cenário político, dificilmente poderá ser candidato nas próximas eleições.

ROBINSON FARIA

Deputado Estadual durante 20 anos, seis deles como presidente da Assembléia Legislativa, Robinson foi eleito vice-governador em 2010 na chapa com Rosalba Ciarlini. Em 2014 foi eleito governador, derrotando o então presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. Robinson é citado em várias delações de executivos envolvidos na Lava Jato.

WILMA DE FARIA

Ex-governadora, Ex-deputada federal, três vezes prefeita de Natal, Vice-Prefeita e atualmente Vereadora de Natal. Wilma encontra-se afastada das atividades políticas para tratamento de saúde. Caso esteja em boas condições médicas, a ex-governadora poderá disputar cargo majoritário em 2018.

EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA

Presidente da Assembléia e do PSDB, Ezequiel se mantem disposto a disputar mais um mandato de deputado estadual. Apesar de controlar um partido forte no Estado, ele não deverá buscar voos mais altos. Pretende renovar o mandato e continuar no comando da casa legislativa.

FÁTIMA BEZERRA

Três vezes deputada federal e cumprindo o primeiro mandato de senadora, Fátima Bezerra aposta na candidatura de Lula ao Palácio do Planalto para se credenciar à disputa ao cargo de governadora. 

JOSÉ AGRIPINO MAIA

Está no Senado da República há 31 anos, já foi Prefeito de Natal e Governador do Rio Grande do Norte. Tentará renovar o mandato em 2018, mas não segue com favoritismo. Com a ascensão de novas lideranças, poderá ficar de fora do xadrez político. 

GARIBALDI ALVES FILHO

O mais querido entre os integrantes da classe política do estado, irreverente e dono de um carisma de politico nato. Garibaldi já foi prefeito, governador e atualmente é senador com mais de um milhão de votos. Desde que iniciou na vida publica, fez suas campanhas ao lado do primo Henrique Alves, preso por envolvimento em ilícitos.  Garibaldi é pai do deputado federal Walter Alves.

CARLOS EDUARDO ALVES

Prefeito de Natal pela quarta vez, cresceu na política pelas mãos de Wilma de Faria. Foi candidato a governador em 2010 tendo uma votação pouco expressiva. Até bem pouco tempo se articulava com Henrique Alves para ser o nome da família na disputa pelo governo em 2018.



Comentários