Pular para o conteúdo principal

LUIS EDUARDO APRESENTA NÚMEROS E BATE NA GESTÃO NEIDINHA


                
O Prefeito Luis Eduardo distribuiu nota para esclarecer a publicação que fizemos sobre o limite prudencial do município. 
De acordo com o relatório apresentado pelo Prefeito, a atual administração recebeu das mãos da ex-prefeita Neidinha uma gestão descontrolada no tocante aos gastos Públicos. O relatório também apresenta o atual quadro financeiro do município, que é de controle de gastos com a folha de pessoal.



                  NOTA OFICIAL

Todo quadrimestre, ou seja, de quatro em quatro meses, toda prefeitura tem que apurar sua Receita Corrente Líquida - somatório das receitas tributárias (IPTU, ISS, ITIV e etc.) referentes a contribuições, e deduzir desta os valores das transferências constitucionais - para preparar o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) - cujo objetivo é sintetizar num só documento os dados de receita e despesa de uma prefeitura e ir comparando com o quadrimestre anterior - a ser enviado ao Tribunal de Contas (TCE).

Um dos dados que tem que constar no RGF é quanto a prefeitura gastou de despesa de pessoal (EFETIVOS E CONTRATADOS) em relação a sua Receita Corrente Liquida.

POR LEI: - entenda-se a Lei de Responsabilidade Fiscal - toda prefeitura do Brasil só pode gastar até 54% da sua receita corrente liquida com despesa de pessoal, ou seja, de cada R$ 100 de receita da prefeitura elas só podem gastar até R$ 54 com pessoal (efetivo e contratado).

Depois de recebido o RGF, o TCE os analisa para saber se os valores informados nos relatórios são realmente reais. Como o RN tem 167 prefeituras esses dados demoram a ser divulgados.

Foi o que aconteceu recentemente. Os dados divulgados referem-se ao último RGF de 2016, portanto, ainda da gestão passada, da ex-prefeita Neidinha.

Dito isso, o que vemos é que Maxaranguape na gestão passada, da prefeita Neidinha, extrapolou em muito o limite de 54%, chegando a absurdos 67%. 

Vale ressaltar que essa extrapolação do limite já vem desde 2015, ano em que o TCE/RN já tinha protocolado avisos que o limite tinha sido excedido. Devido o Brasil estar passando por uma recessão, a ex-prefeita Neidinha tinha 08 meses para voltar para o limite legal (art. 66, LRF). Este se encerrava exatamente em dezembro/2016.

Conforme pode ser visto no documento do TCE/RN que por esses dias circulou em uma rede social, a gestão da ex-prefeita Neidinha não cumpriu com o limite, o que ensejará em punições previstas em lei.

Na nossa gestão a responsabilidade e eficiência na gestão pública são pilares para o desenvolvimento. Prova disso é que o gasto de pessoal em relação a Receita Corrente Líquida está num patamar nunca visto no município. 

Dados oficiais dão conta que na nossa gestão o índice está em 44,25%, ou seja, cerca de 10% abaixo do teto da lei, conforme documento em anexo.

Gestão com transparência, ética, eficiência e responsabilidade se faz dessa forma.

Luis Eduardo, Prefeito de Maxaranguape.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO

Pensando em dar uma nova cara ao nosso blog, estamos disponíveis agora no endereço www.igorhenriquecosta.com.br  .  Nova cara, novas ferramentas e o compromisso de sempre. Te esperamos lá!

PROGRAMA DE COMBATE À ALIENAÇÃO PARENTAL É APROVADO NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Natal aprovou na tarde desta quinta-feira (25) o Projeto de Lei nº 093/2019 do vereador Robson Carvalho (PMB) que institui o Programa Conviver, para estimular o combate da alienação parental. O Projeto, aprovado por unanimidade, é um desdobramento prático da audiência pública sobre  o tema na última terça-feira, também proposta pelo parlamentar. “Reunimos educadores, psicólogos, advogados e a sociedade civil em geral para debater esse tema tão importante e que pode trazer consequências psicológicas irreversíveis na formação dos jovens. Hoje é o Dia Internacional de Combate à Alienação Parental e pedi e aprovação dessa matéria em regime de urgência porque é um tema muito relevante para o município”, explicou Robson Carvalho. O Programa Conviver visa conscientizar estudantes e pais sobre o tema da alienação parental, permitindo o diálogo e acesso à informação sobre um tema ainda desconhecido por muitos. Deverão ser realizados  encontros, debates, se...

FELIPE NO PÁREO PELA PREFEITURA

Para quem acompanha o cenário político da capital Potiguar, não será uma surpresa se o nome do ex-deputado Felipe Maia surgir como opção para a disputa pela Prefeitura do Natal. Apesar de estar sem mandato eletivo após ter decidido não concorrer à reeleição em 2018, Felipe respira política. O Democratas, partido do ex-deputado está afinado com o PSL de Jair Bolsonaro no âmbito federal e a aliança pode chegar até a capital Potiguar. José Agripino continua com bom trânsito em Brasília, é amigo e conselheiro de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre e goza de grande amizade com o Ministro Onyx Lorenzoni. Hoje, Felipe está dedicado aos estudos e a gestão da sua empresa, mas continua fazendo política. São grandes as chances de uma composição entre Democratas e PSL em Natal.