Pular para o conteúdo principal

CIDADE LUZ: DELAÇÃO ENTREGA POLÍTICOS



O empresário Allan Emanuel Ferreira da Rocha celebrou acordo de delação premiada com o Ministério Público do Rio Grande do Norte no âmbito da Operação Cidade Luz. Ele estava preso no CDP da zona Norte. Seu alvará de soltura foi expedido no dia 5 de setembro.
A colaboração de Allan Emanuel levou a Procuradoria Geral de Justiça a ingressar no caso. A Operação Cidade Luz vinha sendo conduzida por promotores de Justiça em face de não haver pessoas com foro privilegiado.
Com a entrada da PGJ, um procedimento de investigação foi aberto no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o que significa afirmar que Allan Emanuel ou citou deputados estaduais ou prefeitos, que são as figuras detentoras de foro no Tribunal de Justiça, mas não há deputados na apuração.
A Operação Cidade Luz apura fraudes na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal e seus desdobramentos já se estenderam para cidades como Caicó. A reportagem apurou que há investigação correlata sobre São Gonçalo do Amarante e Parnamirim.
A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Allan Emmanuel.
Delator
Na decisão judicial que autorizou a Operação Cidade Luz, Allan Emmanuel é descrito como “alinhado aos interesses de várias empresas” e com “livre acesso ao então secretário da Semsur, Antônio Fernandes de Carvalho Junior”.
Conforme revelou com exclusividade o portalnoar.com, ele aparece em tratativas que envolveram o prefeito Carlos Eduardo Alves no dia em que a licitação para a decoração natalina da cidade seria realizada.
Em conversa em 11 de outubro de 2016, no dia em que seriam abertas as propostas da licitação para a decoração natalina daquele ano, o então secretário da Semsur, Antônio Fernandes de Carvalho Júnior liga para o presidente da comissão de licitação da Secretaria Municipal de Obras (Semov), Raul Araújo Pereira, que licitaria o serviço de instalação da decoração natalina. Quando Raul atende, Antônio, que estava com o telefone grampeado, passa para o prefeito Carlos Eduardo Alves.
A chamada foi às 9h08. Em 76 segundos, o prefeito Carlos Eduardo diz ao presidente da Comissão de Licitação que Antônio chegou “a uma solução salomônica, pois a cidade não pode deixar de ligar essa decoração na primeira semana de novembro”. Em seguida, o prefeito informa que Antônio vai se encontrar com Raul em seguida para dar as orientações. Nem o problema, nem a “solução salomônica” são descritos por telefone.
Momentos depois desses fatos, Antonio se reúne com Allan Emmanuel para, segundo a acusação, acertar os detalhes do que seriam uma fraude na licitação.
A decisão judicial que autorizou a “Operação Cidade Luz” ainda atribui a Allan pagamentos de propina ao então secretário da Semsur Antônio Fernandes em 2016.
À época dos fatos, o prefeito Carlos Eduardo Alves afirmou que suas atribuições envolvem dialogar com seus auxiliares em busca de resolução e desautorizou qualquer interpretação além disso.
Por Dinarte Assunção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO

Pensando em dar uma nova cara ao nosso blog, estamos disponíveis agora no endereço www.igorhenriquecosta.com.br  .  Nova cara, novas ferramentas e o compromisso de sempre. Te esperamos lá!

PROGRAMA DE COMBATE À ALIENAÇÃO PARENTAL É APROVADO NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Natal aprovou na tarde desta quinta-feira (25) o Projeto de Lei nº 093/2019 do vereador Robson Carvalho (PMB) que institui o Programa Conviver, para estimular o combate da alienação parental. O Projeto, aprovado por unanimidade, é um desdobramento prático da audiência pública sobre  o tema na última terça-feira, também proposta pelo parlamentar. “Reunimos educadores, psicólogos, advogados e a sociedade civil em geral para debater esse tema tão importante e que pode trazer consequências psicológicas irreversíveis na formação dos jovens. Hoje é o Dia Internacional de Combate à Alienação Parental e pedi e aprovação dessa matéria em regime de urgência porque é um tema muito relevante para o município”, explicou Robson Carvalho. O Programa Conviver visa conscientizar estudantes e pais sobre o tema da alienação parental, permitindo o diálogo e acesso à informação sobre um tema ainda desconhecido por muitos. Deverão ser realizados  encontros, debates, se...

FELIPE NO PÁREO PELA PREFEITURA

Para quem acompanha o cenário político da capital Potiguar, não será uma surpresa se o nome do ex-deputado Felipe Maia surgir como opção para a disputa pela Prefeitura do Natal. Apesar de estar sem mandato eletivo após ter decidido não concorrer à reeleição em 2018, Felipe respira política. O Democratas, partido do ex-deputado está afinado com o PSL de Jair Bolsonaro no âmbito federal e a aliança pode chegar até a capital Potiguar. José Agripino continua com bom trânsito em Brasília, é amigo e conselheiro de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre e goza de grande amizade com o Ministro Onyx Lorenzoni. Hoje, Felipe está dedicado aos estudos e a gestão da sua empresa, mas continua fazendo política. São grandes as chances de uma composição entre Democratas e PSL em Natal.