Pular para o conteúdo principal

TCE APONTA DESVIOS DE 18,4 MILHÕES

Prefeita Rosalba na mira do Ministério Público 

Via Blog do BG e Blog Carlos Santos

A Diretoria de Despesa com Pessoal do Tribunal de Contas do Estado (TCE) representou no órgão contra a Prefeitura de Mossoró, através da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), pela falta de repasses previdenciários.
Na representação, pede-se o imediato pagamento de contribuições patronais e dos servidores, no período de setembro de 2017 a julho de 2018, além de multa diária contra Rosalba, para o caso de descumprimento. No mérito, é pedida ainda a aplicação do trecho da Constituição que impede o município de aumentar a despesa com pessoal, para que se cumpra a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A representação, que tem ainda pedido de tramitação prioritária e urgente, foi distribuída ao conselheiro substituto Marco Montenegro. O ato jurídico provoca ainda o Ministério Público do RN (MPRN) a abrir investigação criminal por apropriação indébita previdenciária.
Denúncia
No texto representado ao TCE, os técnicos apontam potencial lesivo ao Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró (Previ-Mossoró), de R$ 18,400 milhões. Os valores seriam a soma das contribuições patronais, da contribuição dos servidores e de parcelamentos de débitos previdenciários anteriores.
Blog Carlos Santos denunciou essa situação em postagem no último dia 3 (sexta-feira), sob o título Rosalba não paga previdência de servidores há nove meses.
A situação veio à tona a partir de reunião do Conselho Municipal de Previdência do Previ-Mossoró, dia 13 de julho, quando conselheiros cobraram informações do presidente da autarquia, economista Elviro Rebouças. Ele expôs os números preocupantes, apesar de ter ponderado que a instituição “continua equilibrada”.
Justificou, que a prefeita estava utilizando recursos para complementar folha de pessoal. Não estaria agindo de má-fé, que se diga.
Inspeção no “Lixo de Luxo”
Desde junho, equipe do TCE faz inspeção especial em contratos relativos à limpeza urbana de Mossoró. O assunto arrasta-se nos escaninhos dessa corte desde junho de 2016, por provocação do Ministério Público junto ao órgão.
É o “Lixo de Luxo” da municipalidade, que em dois anos sofreu reajustes contratuais sem licitação, de 53,2%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDIDOS ASSALTAM E MATAM FILHO DE BENES LEOCÁDIO

Bandidos tomaram o carro do ex-prefeito Benes Leocádio no bairro do Tirol que estava com o seu filho. Na ocasião os bandidos sequestraram o jovem e em seguida o mataram na zona Norte de Natal. Mais informações em instantes.

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO

Pensando em dar uma nova cara ao nosso blog, estamos disponíveis agora no endereço www.igorhenriquecosta.com.br  .  Nova cara, novas ferramentas e o compromisso de sempre. Te esperamos lá!

VEREADOR APRESENTA EMENDA, COBRA DO GOVERNO E FAZ DESABAFO SOBRE SITUAÇÃO DA NEWTON NAVARRO

O vereador Natalense Robson Carvalho, voltou a cobrar posições da prefeitura do Natal e do Governo do Rio Grande do Norte medidas para estancar os sucessivos índices de suicídios na Ponte Newton Navarro. Através do seu mandato na Câmara de Natal, Robson também colocou no orçamento da Secretaria de Trânsito uma emenda no valor de 100 mil reais para a ampliação do videomonitoramento da Ponte. Aliás, no caso da Ponte, a Câmara Municipal tem sido bem mais participativa do que a Assembleia Legislativa. O vereador é companheiro da educadora física Leila Maia, ativista e idealizadora do Projeto Ponte de Vida, que há meses vem desenvolvendo ações e palestras para a conscientização da sociedade sobre o assunto. Anos atrás, o pai da ativista Leila Maia tirou a própria vida. O vereador publicou um desabafo nas redes sociais, veja: